• Foto do escritorGabriela Narciso Simão

Zumbido - Muito além de um barulho no ouvido.

Imagine um dia você acordar e ouvir um som de panela de pressão nos ouvidos. Você se levanta, toma seu café da manhã, inicia suas atividades do dia e esquece que ouviu esse som. No final do dia, ao deitar, quando tudo está em silêncio, você volta a ouvi-lo. Surge na sua cabeça, então, uma série de questionamentos: “O que será esse zumbido? Será alguma doença grave? Será que vou ouvir esse zumbido para sempre?”. A partir desse momento, seu cérebro entende o zumbido como uma ameaça, e passa a realçar o sintoma, que será escutado não apenas ao deitar, mas também durante todo o seu dia. Você não consegue se concentrar no trabalho, o almoço com a família se torna cheio de preocupações, porque você não consegue ouvir as conversas, você não consegue ler ou assistir à televisão, porque a panela de pressão está chiando constantemente, e, ao deitar, o zumbido te faz perder o sono, aumentando a sua ansiedade e prejudicando gravemente os afazeres do dia seguinte.

Felizmente, esse é um quadro observado na minoria das pessoas com zumbido. Cerca de 80% dos casos apresentam sintomas leves, sem maiores consequências no dia a dia.

E o que é o zumbido? Bom, o zumbido, ou tinnitus, nada mais é que ouvir um ou mais sons na ausência de estímulo sonoro externo. Ele pode ser escutado nos ouvidos ou na cabeça e pode ser contínuo ou intermitente, com períodos de melhora e piora. O som escutado pode se apresentar de diversas formas: apito, chiado, panela de pressão, cigarra, cachoeira, batidas do coração, entre outras. É mais comum em idosos, podendo chegar a uma prevalência de até 35% em indivíduos com mais de 60 anos.

Entre os pacientes com zumbido, a perda auditiva está presente em 85 a 96% dos casos. No entanto, nem todo paciente com perda auditiva tem zumbido. Entre as causas, também vale a pena destacar as alterações metabólicas, como glicose e colesterol elevados, ou ainda distúrbios da tireoide, hipertensão arterial, uso de determinados medicamentos, doenças neurológicas, disfunções da articulação temporomandibular, etc.

O tratamento varia de acordo com a causa, sendo sempre necessária a avaliação de um Otorrinolaringologista. Entre as opções de tratamento, temos a adaptação de aparelho auditivo, a terapia de habituação sonora, acupuntura, fisioterapia, tratamento da disfunção temporomandibular, terapia cognitivo comportamental, entre outras.

É importante salientar que o objetivo do tratamento do zumbido é, em primeiro lugar, melhorar a qualidade de vida do paciente e reduzir o grau de incômodo provocado pelo sintoma. Isso significa que nem sempre o zumbido será totalmente suprimido, mas sim, a sua percepção diminuída, gerando um ponto de equilíbrio entre o paciente e seu zumbido. Com isso, o paciente voltará a ter rendimento no trabalho, o sono será mais tranquilo e os encontros de família voltarão a ser prazerosos, mesmo com aquele zumbido ao fundo. Não podemos dizer, nesse caso, que houve a cura do zumbido, no entanto, o resultado foi extremamente satisfatório, não é mesmo?