top of page
  • Foto do escritorGabriela Narciso Simão

O inverno e as "ites"

Chocolate quente, cachecol, cobertor e meias no pé… O inverno é tudo de bom, não é mesmo? Para muitas pessoas, o inverno é a estação do ano mais gostosa. Para outras, no entanto, o cenário é outro: nariz escorrendo, dor de cabeça, lenços e espirros! Isso porque é justamente nessa época do ano que ocorre um aumento das doenças respiratórias, que vão desde rinites até pneumonias. Para entender porque isso acontece, é interessante conhecer um pouco mais sobre nosso sistema respiratório.


Bom, o trato respiratório começa no nariz, passa pela garganta, faringe e laringe, chega na traqueia e nos brônquios e, finalmente, alcança os pulmões. A maior parte desses órgãos é coberta por células ciliadas e células produtoras de muco, que constituem mecanismos de defesa. O muco retém partículas e microorganismos e os cílios funcionam como cerdas de uma vassoura, que varrem esse muco para a região da nasofaringe, onde serão expelidos para o meio externo (pela tosse) ou serão engolidos e destruídos no estômago.


No tempo frio, a atividade do muco e dos cílios fica prejudicada e ocorre maior aglomeração de pessoas em locais fechados. Além disso, as mudanças bruscas de temperatura favorecem o surgimento de sintomas nasais, principalmente em pacientes com rinite. Para ajudar, todo mundo tem aquele casaco que estava guardado desde o inverno passado no fundo do armário com cheirinho de guardado (aposto que você já até usou esse ano!) - é só pegar que os espirros começam!

Pois bem, tudo isso funciona como um prato cheio para o aparecimento de rinites, resfriados, COVID-19, sinusites, bronquites e bronquiolites, asma e pneumonias.

Portanto, minhas dicas são:

· Evite mudanças bruscas de temperatura (evite banhos quentes, saia de casa bem agasalhado, evite pisar no chão gelado, etc);

· Lave o nariz com soro fisiológico todos os dias. Com isso, você ajuda seu muco e seus cílios na defesa do organismo. Lembre-se que o nariz é a porta de entrada de alérgenos, vírus e bactérias;

· Lave as roupas de frio e cobertores que estavam guardados antes de usá-los;

· Mantenha a casa bem arejada durante o dia.


Dessa forma, podemos evitar ou minimizar os danos das temperaturas mais frias no sistema respiratório.


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page